ICM 2019

About Curitiba

The capital city of the state of Paraná is 326 years old and is in the South of Brazil. With a GDP of U$ 12.1 billion/year, the per capita income is around U$ 8 thousand/year, while the national average is U$ 5 thousand/year.

It is the only Brazilian city in the 21st century considered a national and international reference in urban planning and quality of life. In March 2001, a research sponsored by UM shows Curitiba as the best Brazilian capital according to the Quality of Life Index (QL-Index).

The background of most of its 1.6 million of inhabitants is from Italian, Polish, German, Ukrainian, Japanese, Syrian and Lebanese immigrants.

It is recognized nationally and internationally by its innovative urban solutions. The city has the most efficient public transportation in the country and owns the index of 55 square meters of green area per inhabitants, which makes it the Ecological Capital of Brazil.

Curitiba prepares for the future investing in creating jobs in social assistance and preservation of cultural identity.

Tourist Information

Instituto Municipal de Turismo
Rua da Glória, 362 - Centro Cívico
Curitiba - Paraná - 80 030-060
turismoserv@turismo.curitiba.gov.br


Disque Turismo
(41) 3352-8000
Atendimento 24 horas
Rodoferroviária
(41) 3320-3121
De segunda a sábado das 08h00 às 18h00
Av.Presidente Camargo, 330

Serra Verde Express
(41) 3888-3488
De terça a Domingo das 07h00 às 10h00
Aeroporto Internacional Afonso Pena
(41) 3381-1153
Diariamente das 07h00 às 23h00
Av. Rocha Pombo, s/n - São José dos Pinhais
Torre Panorâmica
(41) 3339-7613
De terça a domingo das 10h00 às 19h00
Santa Felicidade
(41) 3273-4605
De segunda a sexta das 09h00 às 18h00
Sábados das 14h00 às 20h00
Domingos das 11h00 às 17h00
Fundação Cultural de Curitiba - Centro Histórico
(41) 3321-3300
De terça a sexta das 9h00 ao meio-dia e das 13h00 às 18h00
Sábados, domingos e feriados, das 09h00 às 14h00
Praça Garibaldi


Dados Geográficos

Área 432,17 km²
Relevo Levemente ondulado
Área verde por habitante 55 m²
Extensão Norte-Sul 35 km
Extensão Leste-Oeste 20 km
Altitude média 908 m
Latitude 25º25'48'' Sul
Longitude 49º16'15'' Oeste
Fuso horário Brasília
Clima Temperado
Pluviosidade 1.500 mm/ano
Temp. média no verão 21 ºC
Temp. média no inverno 13 ºC

CONFIRA OS MELHORES ROTEIROS TURÍSTICOS DE CURITIBA

Gastronomia
Variados sabores, aromas e temperos. A cozinha curitibana é uma síntese de costumes e culturas. Italianos, árabes, poloneses, alemães, portugueses, japoneses, entre muitos outros, trouxeram seus costumes e tradições. O cardápio da cidade ainda recebeu influências de outras regiões do Brasil.

Linha Turismo
O circuito compreende 25 pontos turísticos em um ônibus especial - Double Deck - com saídas a cada 30 minutos dos pontos de parada e trajeto de 44km, percorridos em 2h30.

Trem Turístico
O passeio de Litorina ou de trem atravessa a Serra do Mar até as cidades históricas de Morretes e Paranaguá, onde é possível saborear p Barreado, prato típica do litoral paranaense. Um tour de barco pela baía e o retorno pela Estrada da Graciosa tornam a visita ainda mais agradável.

Turismo Cultural
Curitiba oferece programação rica e variada. Museus, galerias e espaços culturais como o Memorial de Curitiba e a Casa Hoffmann são exemplos de edificações que ressaltam a beleza do Setor Histórico, o qual conta com um novo projeto de iluminação, dando um ar de inspiração à área boêmia. Merecem destaque o Festival de Teatro de Curitiba (realizado em março) e o Museu Oscar Niemeyer, complexo com 144 mil m², tendo o Olho (uma de suas salas) como seu cartão de visita.

Turismo Religioso
Curitiba dispõe de uma grande variedade de ícones que remetem à busca espiritual, bem como às práticas religiosas: a realização de romarias, peregrinações, além de festividades e celebrações. A Benção dos Alimentos, realizada no Bosque do Papa, durante o período da Páscoa, é um bom exemplo. Vale ressaltar o roteiro curitibano de turismo religioso intitulado Trilhas da Fé.

Turismo Étnico
Em virtude do grande número de etnias radicadas em Curitiba, a cidade se tornou um pólo cosmopolita. Bosques, praças, parques e memoriais pela cidade retratam sua diversidade étnica. Eventos como o Imin Matsuri e o Haru Matsuri, em junho e setembro, reúnem curitibanos e visitantes para vivenciar a cultura nipônica e prestar homenagem ao Centenário da Imigração Japonesa no Brasil (1908-2008).

Melhor Idade
A cidade é um dos destinos do ViajaMais - Melhor Idade, projeto que visa promover a inclusão social dos idosos, aposentados e pensionistas, por meio de pacotes turísticos com preços acessíveis e que podem ser adquiridos em agências cadastradas, utilizando-se o crédito consignado.

Turismo de Compras
Feiras por vários bairros com temas como artesanato, antiguidades e as saborosas feiras gastronômicos retratam Curitiba. Dentre as ruas temáticas ressalta-se a Rua Teffé, que reúne mais de 30 lojas de roupas, sapatos e acessórios. 30 shoppings, além do calçadão da Rua XV de Novembro, com lojas para o comércio popular; o Mercado Municipal, com grande variedade de produtos; e infinidade de lojas de artesanato, decoração e produtos para o lar em Santa Felicidade, são outros destaques.

Turismo de Aventura
Curitiba é a porta de entrada para muitas aventuras, com destaque para o Parque Estadual do Marumbi. A oferta de aventura abrange ainda diversas regiões como Guaraqueçaba, Cânion do Guartelá, Cerro Azul, Campo Largo, Campina Grande do Sul, Lapa, Morretes, Ponta Grossa, Piraquara e a Baía de Paranaguá. As principais atividades são: escalada, arvorismo, rapel, rafting e passeios de barco.

Rotas do Pinhão
Com muitas opções para práticas de turismo em áreas naturais, a Região Metropolitana de Curitiba reúne diversos roteiros que integram as Rotas do Pinhão. Os visitantes têm a oportunidade de conhecer melhor a vivência em um ambiente bucólico, acompanhar a produção agropecuária, além de conhecer o patrimônio cultural dessas comunidades.

Turismo de Negócios e Eventos
Referência neste segmento, Curitiba desponta pela ótima infra-estrutura urbana e de acesso, qualificação dos serviços prestados, diversificação de fornecedores e espaços para realização de eventos capacitados para atender demandas especificas. Segundo a Embratur (2007), é a terceira cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros que vêm a negócios e eventos.

LGBT
Diversidade! Ótimas opções de espaços culturais, restaurantes de alta gastronomia, cafés badalados, bares para uma boa conversa, além de casas noturnas onde festas e muita diversão acontecem. Confira as variadas opções para compras, como lojas e boutiques que ofertam desde simples artigos até os de alto padrão. Anualmente ocorre a Parada do Orgulho LGBT, evento que reúne mais de 20.000 participantes.

Curitiba CVB
O Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) é uma entidade sem fins lucrativos que trabalha em prol da promoção turística da cidade e região. Instituído e mantido pela iniciativa privada, tem como missão o desenvolvimento do turismo e proporciona melhorias no atendimento ao visitante.

Room tax/Doação para o turismo
O room tax, também conhecido como taxa de turismo, é uma contribuição voluntária feita pelo hóspede nos hotéis de Curitiba. A receita arrecadada se reverte em ações que fomentam o desenvolvimento turístico como, por exemplo, captação de eventos, confecção de material promocional, distribuição de mapas turísticos, qualificação dos prestadores de serviço, etc. Estes benefícios incrementam a atividade turística em nossa cidade, além de contribuir para um atendimento de excelente qualidade ao turista.

Para mais informações sobre Curitiba, acesse: www.curitiba.pr.gov.br

Outros Links: